• Home
  • Sobre Nós
  • Contatos
terça-feira, 4 novembro, 2025
Painel Capixaba
  • Home
  • Política
  • Estado
  • Esporte
  • Policia
  • Brasil
  • Mundo
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Estado
  • Esporte
  • Policia
  • Brasil
  • Mundo
No Result
View All Result
Painel Capixaba
No Result
View All Result
Home Destaques

Plenário aprova correção em tabela de cargos do Executivo

Proposição corrige texto de lei estadual aprovada recentemente na Casa e que reorganizou carreiras de servidores efetivos do Estado

Redação por Redação
2 de setembro de 2025
A A

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 571/2025 para corrigir a Lei 12.377/2025, que reorganizou carreiras dos servidores efetivos do Poder Executivo estadual e concedeu reajuste de 10% no subsídio de cargos em extinção na administração direta e indireta. A matéria, do governo do Estado, foi uma das cinco aprovadas em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa (Ales).

Essa proposição corrige o texto da norma e de anexos com inconsistências detectadas na composição de alguns cargos. Uma das alterações é no cargo de Auxiliar de Saneamento, que sai do Quadro Permanente do Serviço Civil e vai para o de Servidores da Saúde. Outra é referente à carreira de Analista Contábil, que foi incluída no quadro do extinto Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES).

Gandini (PSD) elogiou a Presidência da Casa por dar celeridade à votação do projeto. “Nós tínhamos solicitado ao presidente Marcelo, a partir de alguns funcionários que nos pediram para fazer a votação da matéria. O presidente foi solícito e teve essa sensibilidade, até pelo fechamento da folha de pagamento”, disse.

Segundo o presidente Marcelo Santos (União), estava prevista uma reunião com os representantes dos servidores da Saúde, mas, diante do fechamento da folha, optou-se por colocar logo a proposta em votação. “Nossa equipe nos alertou que a folha fecha dia 10, mas todo o material tem que ser rodado antes, então acabaria prejudicando eles. Vários deputados fizeram essa solicitação (de colocar o projeto em votação). É uma conquista fruto desse diálogo e da democratização das nossas agendas”, comemorou.

Pedro Canário

Também do Executivo, foi acatado o PL 346/2025, no qual o governo do Estado solicita autorização para doar imóvel de 300 m² para a administração municipal de Pedro Canário, cidade localizada no extremo norte capixaba. A ideia é levar para essa área diversos serviços ao cidadão, como emissão de documentos, alistamento militar, atendimento da Receita Federal, Procon e concessão de crédito a microempreendedores.

Atendimento prioritário

Outros três projetos acolhidos são de autoria parlamentar. O PL 600/2025, de Marcelo Santos (União) e Mazinho dos Anjos (PSDB), concede atendimento prioritário aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), quando no exercício da atividade profissional, junto a órgãos, entidades públicas estaduais e demais entes no Espírito Santo.

Tal iniciativa garante o atendimento para o profissional em dia com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em órgãos e entidades da Administração Pública estadual, direta e indireta, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e entes de natureza assemelhada, como cartórios extrajudiciais, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras instituições, de direito público ou privado.

Ferrovias

De autoria de Alexandre Xambinho (Podemos), foi aprovado o PL 255/2024, que institui a Política de Conscientização para o Trânsito e Convivência Harmônica entre Veículos Automotores e Ferrovias no Estado. O objetivo é minimizar os riscos de acidentes nas linhas férreas que cruzam o Estado.

“É importante para o Espírito Santo, principalmente, pela harmonia da utilização das ferrovias com os veículos automotores e os pedestres. Semana passada, em Cariacica, houve um acidente com uma criança e um trem da Vale. Esse projeto vem para conscientizar, com a elaboração de campanhas educativas para ter conscientização de forma harmônica nos trechos que têm ferrovia”, salientou Xambinho.

Guarapari

Por fim, foi acatado o PL 583/2025, de Zé Preto (PP), que acrescenta ao Anexo I da Lei 10.974/2019, conferindo ao município de Guarapari o título de Capital Simbólica do Espírito Santo no advento de sua data ou festa magna, celebrada anualmente no dia 19 de setembro.

“Agradeço ao presidente Marcelo a gentileza de colocar o projeto em votação. Já tivemos um diálogo com o governo, é uma festa da cidade e vai ter desfile e tudo mais. Todos os deputados estão convidados. Dia 19 Guarapari vai ser a capital simbólica do Estado”, enfatizou.

Todas as cinco proposições foram analisadas em regime de urgência, receberam parecer oral em plenário das comissões reunidas, foram acatadas pelos parlamentares e agora seguem para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Confira como ficou a Ordem do Dia da sessão extraordinária:

  1. Projeto de Lei (PL) 571/2025, do Executivo, que altera dispositivos da Lei 12.377/2025, que alterou as tabelas de subsídio de cargos da administração direta e indireta no âmbito do Poder Executivo Estadual, visando assegurar a adequada aplicação da política remuneratória estabelecida e a obtenção da regularidade legal dos cargos contemplados (Servidores da Saúde e do extinto Idurb-ES). Aprovado;
  2. Projeto de Lei (PL) 346/2025, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao Município de Pedro Canário. Aprovado;
  3. Projeto de Lei (PL) 255/2024, de Alexandre Xambinho (Pode), que institui a Política de Conscientização para o Trânsito e Convivência Harmônica entre Veículos Automotores e Ferrovias no Estado. Aprovado;
  4. Projeto de Lei (PL) 600/2025, dos deputados Mazinho dos Anjos (PSDB) e Marcelo Santos (União), que dispõe sobre a concessão de atendimento prioritário aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), quando no exercício da atividade profissional, junto a órgãos, entidades públicas estaduais e demais entes no Espírito Santo. Aprovado;
  5. Projeto de Lei (PL) 583/2025, de Zé Preto (PP), que acrescenta ao Anexo I da Lei 10.974/2019, conferindo ao município de Guarapari o título de Capital Simbólica do Espírito Santo no advento de sua data ou festa magna. Aprovado.
Tags: ALESAssembleia Legislativa

Leia Também

Black Friday: Procon Vitória dá 12 dicas para consumidores comprarem com segurança
Destaques

Black Friday: Procon Vitória dá 12 dicas para consumidores comprarem com segurança

CPI do Crime Organizado será instalada na terça-feira, informa Davi Alcolumbre
Brasil

CPI do Crime Organizado será instalada na terça-feira, informa Davi Alcolumbre

Prefeitura de Vitória mobiliza equipes diante das fortes chuvas; Pazolini acompanha trabalho na Defesa Civil
Destaques

Prefeitura de Vitória mobiliza equipes diante das fortes chuvas; Pazolini acompanha trabalho na Defesa Civil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Estado
  • Esporte
  • Policia
  • Brasil
  • Mundo

© 2025 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas